sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

SAÚDE MENTAL e Violência Política

Acabei de cortar minha "juba". Durante o corte de cabelo, um assunto que eu vejo poucas vezes ser comentado nesses lugares:
- o mundo vai se acabar, num tem jeito E do jeito que a política está, só vai de mal a pior. - Dizia alguém, preocupado, e continuou seu desabafo dizendo:
- A minha esposa, desesperada, já me mandou parar com essas conversas. - Concluiu ele.
Eu, ouvi tudo atentamente, enquanto outras pessoas ali discordavam e rebatiam, um pouco nervosas, vertentes políticas. Já de saída, ao final do meu corte, eu disse:
- Esse mundo externo pode até se acabar com suas políticas corrompidas. Mas se não pudermos fazer nada por ele, façamos algo, por nosso próprio mundo interior... O mundo psíquico.💜
Eu não pude dizer muito ali. Era um lugar para cortes de cabelo onde, geralmente, costuma-se conversar sobre futebol, mulheres e marcas de cervejas. Mas poder deixar umas poucas palavras na tentativa de fazê-los pensar sobre um outro mundo, o mundo interno, psíquico, já foi muito suficiente para aquele momento.
Cada pessoa pode cuidar melhor de SI mesma para não se "acabar" com o "acabamento" dos outros. Para isso, muitas vezes se faz necessário ajuda profissional psicológica ou psicanalítica. Nunca é demais investir no tratamento de conteúdos íntimos e pessoais, especialmente nos dias de hoje: dias de violência na política, no trabalho, na escola e nas ruas; outras vezes, há violência até mesmo em casa... O que não deixa de ser corrupção. 
É cada vez mais urgente prestarmos atenção em nossos conteúdos pessoais para que eles não se projetem nos outros em forma de violência; seja esta violência verbal, política ou pessoal. Cada pessoa é responsável por sua própria SAÚDE MENTAL... Seu mundo interior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário