quarta-feira, 11 de julho de 2018

"Eu me esqueci de mim"

➖ Eu me esqueci de mim. ➖ Disse-me um taxista, enquanto me levava para a exposição de "BRINQUEDOS DO BRASIL" naquela tarde de sábado. Passávamos pela igreja da catedral, no centro da cidade, quando ele, puxando assunto,  me disse:
➖ Esta igreja foi inaugurada pelo imperador D. Pedro II. 😮 Eu não sabia dessa informação, assim como de outros detalhes históricos de nossa cidade que ele relatou e, impressionado, perguntei se ele já pensou em fazer/cursar História. Ele disse que gostaria muito de cursar  Direito. Um sonho antigo... Mas que não tinha tempo. Tinha que fazer dinheiro para sustentar a família, que, segundo as palavras dele: " já é um gasto muito grande".
➖ Quando você fala em "tempo e dinheiro" você está falando de família ou de faculdade❓ ➖ Perguntei, eu,  de "enxerido". Ele, meio desconcertado, respondeu que faculdade é muito gasto e que no momento a prioridade é  a sua família.
➖ Mas você está falando de faculdade particular. Não cogitou fazer UFAL? ➖ Insisti.
➖ Aí entra a questão do tempo. ➖ Respondeu ele.
➖ Então você não tem tempo pra você ❓
➖ Eu acho que eu me esqueci de mim. Mas é porque eu não quero que nada falte pra minha família.
➖ Então deixa eu ver se eu entendi essa equação: "Para que nada falte à sua família você precisa esquecer de você". É isso ❓
➖ Acho sim. 
➖ Por esse raciocínio, LEMBRAR de  você é   ESQUECER família ❓
➖ É... Acho que sim.
➖ Então pra LEMBRAR de uma coisa você precisa ESQUECER de outra ❓ (e vice versa?)
➖ Acho que já estou entendendo o que você está querendo dizer. ➖ Disse o taxista,  pensativo quando o meu  trajeto  já chegava ao fim. Paguei a corrida e desejei, mentalmente, que o "trajeto" dele, COM ELE MESMO, apenas estivesse começando.