segunda-feira, 25 de setembro de 2017

DESEJO e FELICIDADE

🔼DESEJO e FELICIDADE🔼
Os desejos quando REALIZADOS deixa o sujeito SATISFEITO. É o que se chama socialmente de FELICIDADE. Essa satisfação não é permanente, pois o desejo é VOLÁTIL. Uma vez satisfeito, o desejo quer se satisfazer novamente, e ( dependendo do sujeito), através de diferentes maneiras.
Quando o desejo NÃO é satisfeito, torna-se um "problema". E esse problema, que têm raízes profundas  (inconsciente),  envia sinais de sua INSATISFAÇÃO à  superfície de nossa consciência. Esses sinais podem se manifestar,  superficialmente, de diferentes maneiras:
1-  Quando o sujeito não sabe qual é o seu desejo.
2-  Quando se angustia por desconhecer o seu desejo.
3- Quando descobre qual é o seu desejo, mas se sente impedido de realizá-lo.
4- Quando ACHA que seu desejo tem que seguir um padrão ou ser igual ao de todo mundo (obs.: O desejo é sempre SINGULAR ao sujeito).
5- Quando não aceita o seu desejo.
6- Quando se manifesta através de sintomas.
Entre outras coisas.  Acrescenta-se a isso que, quando o sujeito não SATISFAZ  o seu desejo, nasce aí um mal estar psíquico, sentido como angústia, que pode se manifestar através de sintomas, atos falhos, lapsos de linguagem, sonhos (oníricos), e inclusive, através de piadas  (chistes) contadas, despretensiosamente, como fim de alívio.
Porém "aliviar" o desejo e "satisfazer" o desejo são coisas completamente diferentes. Mesmo que o desejo seja por natureza INSACIÁVEL, ele busca sempre se  realizar. Mas o problema não é o desejo ser insaciável. O problema é ele não encontrar vias para sua "possível" realização. Não encontrando essas vias, "o desejo se angustia" e o que vemos superficialmente  é apenas a ponta do iceberg. Ou seja, apenas seus "reflexos".
Pode parecer redundante, mas a melhor maneira de se lidar com esses "reflexos" é APRENDER a lidar com eles. Como? Fazendo análise. Não uma análise qualquer, mas uma análise dentro de uma psicanálise; ou um tratamento com um profissional que trabalhe com uma orientação psicanalitica.
Todo o contexto acima foi elaborado dentro das teorias psicanalíticas.
---
Autor: Anderson Gomes
Psicólogo de orientação lacaniana