domingo, 9 de dezembro de 2012

"fruta inchada"

Hoje, voltei a praticar artes plásticas. Comecei a pintar.
Fui ao centro comprar o material necessário.
Ao andar pelas ruas, um rapaz que carregava nas costas uma sacola com um aparelho de ferro, esbarrou em mim. O aparelho que carregava quase me machucou. O rapaz, continuou o seu trajeto sem olhar para trás, nem se desculpou. Eu continuei o meu caminho.

―Seu filho da P!
Poderia ser a expressão que faltaria para o pretexto de uma bala se desalojar de uma possível arma escondida e vir em direção a mim. Hoje em dia, se mata por tudo e por nada. Os noticiários competem entre si para ver quem tem a notícia mais drástica. Muitas vezes, os crimes são motivos bobos.

Algumas pessoas vivem "esbarrando" nos outros. É como ganham a vida... não têm nada a perder. Não percebem elas, que só não progridem na vida porque "esbarram" em SI mesmas. Procuram de alguma forma um significante que as barre [Metáfora Paterna] já que não foram, outrora, barradas.
A lei que não receberam, encontram, na maioria das vezes, nas forças armadas, polícia... Ou, acertando as contas com a justiça... por mais lenta que seja.

Esta postagem, não se trata de bom humor, ou de como manter o  bom humor;  ou até mesmo de não permitir que nada estrague o dia. Porém, sei que se a situação fosse inversa,  eu saberia me desculpar. Ou arcar com algum dano financeiro ou material, se preciso fosse. A questão, é que:

Me parece que em nossos dias, quase não há quem se implique no que faz, no que diz, ou  nas próprias atitudes... no próprio dano, ou no erro que cometeu ao outro.
Quase não há quem se desculpe, quem reconheça que errou ou prejudicou alguém. Já parou pra pensar nisso?

Se fôssemos falar em capitalismo, o  incidente que me ocorreu  talvez  se justificasse  pelo  "saia da frente que eu não tenho tempo a perder, ou olhar pra trás... o negócio é ganhar, ganhar e ganhar... tirar vantagem de tudo quanto se possa..."

"Que abram alas para o "EU" passar"... foi a mensagem que eu recebi hoje pela manhã daquele jovem apressado. E seria pelas vias do "EGO", que abordaríamos a questão. Quantos EGOS inchados encontramos nas diversas situações da vida???

Quem nunca se deparou com uma situação onde tudo seria facilmente resolvido com um "me desculpe, não tive a intenção..." Mesmo que fosse perceptível a verdadeira intenção. Não vem ao caso.

A questão é que muitas vezes, ao chegar na fase adulta, muitos ainda sentem-se ainda como:
"a vossa majestade ―o bebê", como diria Freud.



ESCUTE


Uma palavra faz toda uma diferença à indiferença.
Uma palavra germina mesmo quando termina.
Uma palavra floresce em meio a dor.

Uma palavra salva.
Uma palavra cura.
Uma palavra sara, suaviza, perdura.

Em meio a gritos:
―Uma palavra basta,
E num conflito:
―Uma palavra sara

Mas que não seja minha
Que não seja tua
Que seja de QUEM precisa falar...
A estes, oferecemos a ESCUTA..

Pois, mais que palavras ―eles querem se OUVIR
Mais que palavras ―sentirem-se OUVIDOS...
E os nossos ouvidos nessa arte ―faz toda DIFERENÇA.
____________________________________
[Poema de ANDERSON GOMES/psicólogo]