quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ANIVERSARIANDO (parte 1)

Hoje um amigo meu completou mais um ano de vida.
E me fez pensar nas possibilidades que se tem de observar o dia do nosso nascimento. Me inspirou inclusive 3 postagens  sobre o assunto. Postarei uma agora e outra depois.

         Muitos o observam como mais um dia de trabalho, mesmos em dias de feriado. Outros simplesmente preferem não  observar o dia em que nasceram. Preferem passar às cegas ou esquecê-lo, provavelmente, da mesma maneira que esquecem de si mesmos... como se fizessem outra coisa na vida, além de:
  • Esquecer-se.
  • Priorizar outras pessoas.
  • Valorizar outras pessoas.
  • Se envolver com outros afazeres de maior interesse.
Mas aí eu pergunto: Que interesse existe no mundo maior que as nossas próprias prioridades?
Consultando o discionário (Priberam) encontrei esta definição:
  (do latim prior, -oris, que está mais frente)
Preferência conferida a alguém, relativamente ao tempo de realização do seu direito, com preterição do de outros.
Gostaria de dizer para os caros leitores que você tem TODO o direito de se priorizar, sem se sentir culpado, ou sem se sentir egoísta. Pois todo ego-ismo, no mais amplo sentido da palavra, diz respeito ao EGO. Parece simples enfatizar isso, mas se perguntar como anda o EGO de muitas pessoas que  não se prioriza, ao menos uma vez no ano, constataremos uma enorme fragilidade... ou talvez  esse EGO nem exista. E por quê? porque o EGO dela está sendo o EGO de outras pessoas. O que é facilmente confudido com ALTRUÍSMO. Que de acordo com o mesmo discionário consultado é:

"Inclinação para procurarmos obter o bem para o próximo.
Inclinação essa que tem como objeto, sempre o Outro. A libido do sujeito se dirije ao outro. Investindo no outro. Uma catexia, diria a psicanálise, no sentido de investimento. Mas, ao mesmo tempo em que se investe no outro, se des-investe de si. Talvez um sentido mais psicanalítico da palavra altruísmo seria ―O Nosso EGO se esvazia para investir no outro.
        Nós poderíamos ir longe nesse ALTRUÍSMO x EGOÍSMO, mas fica para uma outra postagem, caso os leitores achem importante fazer um texto só para esse tema. Havendo interesse, é só deixar um recado na caixa  de comentários, abaixo deste escrito.  No momento, me proponho apenas a falar do cuidado que precisamos ter com nós mesmos. De reservar um tempo MAIOR para nosso cuidado pessoal. Perceber o quê de nós, está precisando de um carinho maior  da nossa própria parte. Precisamos rever nossa conduta, e readotar uma outra postura frente àquela que vem sendo tomada com a primeira pessoa do singular.
         O que está acontecendo para se conjugar apenas na 2ª pessoa?
Já não se sabe mais o que se quer nesse mundo. O que pode se pensar como causa desse fenômeno ―o fator TU:
  • o que TU achas disso?
  • o que TU queres pra mim?
  • o que TU desejas?
Em vez de se pensar:
  • O que EU acho disso?
  • O que EU quero pra mim?
  • O que EU desejo?
O medo de pensar em SI, parece que domina, ou se acostuma, levando a um comodismo mental ―de se acreditar  que o desejo do Outro, é o nosso desejo. Sabe como isso se chama: ALIENAÇÃO. Algumas instituições dão o nome de cristianismo. O cristianismo que eu conheço é outra coisa; mas enfim, não vou entrar nesse viés religioso, pois este, não é o foco deste blog.
           Mas, voltando ao ponto da alienação ―ela não vem de agora. Poucas são as pessoas, que desde pequenas, foram ensinadas a se responsabilizar pelos seus atos, suas consequências, suas escolhas. Poucas foram as pessoas que tiveram a oportunidades de tomar iniciativas. Poucas foram as pessoas a quem foram dadas o direito de quebrarem a cara. Na maior idade, o que se tornam? crianças crescidas, ou ALIENADAS. Vão tentar aprender agora, na idade adulta, tudo aquilo que deveriam ter aprendido na mais tenra idade. O que observamos em nossos dias? Altíssimos índices de atos impensados, imaturos e infantis. Mas, nunca é tarde. NUNCA é tarde para PARAR um pouco pra pensar em si... sem medo de parecer egoista. E se isso for difícil para você conseguir sozinho  procure  um psicólogo ou psicanálista.
E quando  seu aniversário chegar, não esqueça de que o dia é SEU. E pode haver várias maneiras de observá-lo, assim como há várias maneiras de passa-lo às cegas... de alienar-se de SI, para observar os outros. É uma escolha... e mais uma oportunidade que a vida lhe dá para responsabilizar-se pelos resultados de suas escolhas; mesmo sendo ela ―a opção de não fazer NADA...
(nada por si mesmo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário