sexta-feira, 2 de março de 2018

Felicidade tem nome❓


Mudança de Nome traz FELICIDADE ❓
E ir ao cartório registrar o nome ESCOLHIDO para o bebê, traz FELICIDADE ❓
Às vezes fico pensando o que faz uma pessoa achar que seu (futuro)  filho irá gostar do nome que ela ESCOLHEU para registrar no cartório, PERPETUAMENTE. Pois, até dias atrás, era uma espécie de "prisão perpétua"  usar o nome ESCOLHIDO pelos pais ou enquete familiar.
Há milhares de pessoas que não se sentem bem com o nome que tem. Sejam elas homens, mulheres ou  crianças. Mas como não podiam ser consultados porque eram ainda bebês, muitos carregam a obrigação de ter que sentir orgulho do nome dado ➖ sem pedir.
Ontem, esse "peso" foi retirado para TRANSEXUAIS. O Supremo Tribunal Eleitoral, juntamente com o Supremo Tribunal de Justiça, aprovou e assegurou, por unanimidade,
o direito de mudança de NOME SOCIAL  a esses cidadãos de bem, que como qualquer outro, também paga seus impostos e elege seus governantes. Antes, para mudar o nome social, transexuais tinham que se submeter à cirurgia de mudança de seus órgãos genitais. Como uma obrigação da "cartilha" de gênero. Aquela cartilha PADRONIZADA que impõe o conceito de que  "só"  é transexual aqueles que NÃO aceitam o seu órgão genital biológico. A mesma cartilha que também impõe o conceito de que " só" travestis aceitam seu órgão genital biológico. 
Há também uma outra "cartilha", menos gritante, mas ainda GENERALIZADORA,  que dita  em mulheres biológicas, seu comportamento feminino ideal; e que dita ao homem biológico o comportamento que ele tem que BUSCAR para ser  aceito socialmente.
➖ Quantas cartilhas ‼😮
➖ Que mania que o ser humano tem de CARTILHAR as pessoas ‼
➖ Que obsessão de GENERALIZAR o que é melhor para elas.
➖ Quanta prepotência em DETERMINAR o que é FELICIDADE... Como se a FELICIDADE fosse um conceito único e acabado.
✳Felicidade pode ser a satisfação de desejos.
✳Felicidade  também pode ser a realização de um sonho físico ou material. Pois os sonhos "oníricos" já são realizações de DESEJOS, segundo Freud.
✳Felicidade  também pode ser a mudança de casa, de parceiro, de emprego ou de profissão. Pode ser uma infinidade de coisas.
➖ Mas se FELICIDADE para muitas pessoas for o  DIREITO de escolher o próprio nome❓
➖ E se  FELICIDADE for  ser RECONHECIDO com o nome DESEJADO❓ SE for isso  quem  poderá julgar❓
No caso de transexuais ninguém mais poderá julgar, pois já foi decidido pelas cortes supremas de nosso país (que de vez em quando julgam com imparcialidade). Nesse sentido, o ministro Luiz Fux foi enfático ao trazer FELICIDADE no contexto do Direito:
"Concretiza a dignidade da pessoa humana na tríplice concepção: Da busca da FELICIDADE, do princípio de igualdade e do direito do RECONHECIMENTO" (FUX, 2018).
Gostaria de encerrar com algumas afirmações  do psicanalista lacaniano J. Miller  sobre DESEJO e RECONHECIMENTO:
"O desejo no GÊNERO humano, deve se fazer RECONHECER" (MILLER, 1997).
"Um desejo evanescente, cujo único objeto e única satisfação é ser RECONHECIDO pelo outro" (MILLER, 1997).
◾--------------------------------------------------------------------◾
◾--------------------------------------------------------------------◾
◾Texto: Anderson Gomes◾
◾Psicólogo de orientação lacaniana◾

Nenhum comentário:

Postar um comentário