quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Saúde Emocional

Hoje, o passeio com minha cadela me fez pensar em como está o nível de vulnerabilidade emocional de muitas pessoas; especialmente idosos que, além do emocional, se encontram vulneráveis fisicamente.💔 
Tenho tido a oportunidade, ultimamente, de encontrar pessoas avançadas em idade para escutá-las. Hoje foi outro dia desses. Em meu passeio noturno, eu e minha cadela, fomos abordados por uma senhora cristã. Eu não a conhecia. Muito abalada emocionalmente, do nada, começou a desabafar. Dizia que ao passar por um bando de mal encarados, um deles a incomodou com a seguinte frase:
━ O demônio é mais rápido que Deus!
Aquela senhora se dirigiu ao autor da frase e o questionou com a Bíblia encostada no peito dele. Citou o nome de vários de espíritos imundos (segundo sua crença), e bateu com seu chinelo no chão, na frentes dos presentes, para retirar o pó de qualquer vestígio negativo que a pudesse acompanhar após sair dali. Escutei tudo atentamente. Ela chorava. Disse não saber o que fazer e se sentira atingida com as palavras daquele homem que, segundo ela, quis lhe atingir.
━ Aquela frase foi direcionada a senhora? ━ Perguntei enquanto ela se acalmava.
━ Sim, pois se atinge ao meu Deus, atinge a mim também. ━ Respondeu ela.
━ Mas será que Deus se sentiu atingido? ━ Repliquei.
Aquela senhora fez um ar de pensativa. Já não estava falando disparada ou aceleradamente, como no início do seu relato. Ela ainda disse que se expôs ao perigo ao se dirigir a desconhecidos; mesmo estando sozinha, citando ali nomes de espíritos imundos que sua crença religiosa proferia durante os cultos.
━ Então a senhora sabe que se expôs ao perigo e ainda citou a eles nomes de espíritos imundos de sua crença religiosa... ━ Enfatizei.
━ Mas na minha igreja se faz assim...
━ Mas a senhora não estava na sua igreja. NAQUELE MOMENTO a senhora estava numa rua perigosa, sozinha e em determinada hora do dia que não facilitava socorro.
Pra resumir a história, aquele encontro inesperado terminou com aquela senhora em um estado mais tranquilo e podendo ir embora aliviada. Antes, me agradeceu por ouvi-la. Dei-lhe um forte abraço e ela se foi.
Com este relato, gostaria de chamar atenção para a forma como muitas pessoas podem se sentir atingidas pela palavra do outro ━ mesmo quando não se refere a elas.
Quantas vezes ouvimos aquela famosa expressão:
━ Mexeu com fulano, mexeu comigo?Será mesmo que fulano se sentiria tão mexido quanto você? As pessoas podem ter personalidades diferentes; reações diferentes; emoções diferentes e pontos de vista diferentes uma das outras. A maneira como somos criados, educados ou conduzidos na vida pode influenciar, em muito, nas nossas perspectivas de vida; Podem influenciar, inclusive, na maneira como lidamos com as coisas: como se fosse uma questão de vida ou morte: daí a exposição a tantos perigos presenciados em nosso dia a dia.
Cuidemos de nossas emoçes...pois o coraçã não é coletivo. Cada um é responsável pela saúde emocional do próprio coraçã e pelos cuidados que se presta a ele. No mundo caótico em que estamos vivendo, acaba-se esquecendo que, por mais saudável que esteja o coraçã:
━ ele só pode bater uma batida de cada vez... e em um peito por pessoa.
----------------------------------------------------------------
Anderson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário