sábado, 7 de abril de 2012

A MAIOR MENTIRA DE TODAS


"Mas o esquecido é LEMBRADO nos atos". (LACAN, 1998) 
_____________________

—Gostou do meu vestido? ―perguntou a mulher ao seu marido.

―Não, não gostei. ―respondeu ele.
―e do meu perfume?
―Também não. Na verdade, eu não me importo com nada disso, pois no final das contas: eu vou te jogar na cama, rasgar seu vestindo, arrancar sua calcinha com os dentes, e lhe misturar ao meu suor.
―até parece que você é selvagem... quem dera... você não aguenta nem com o próprio peso, que dirá me apanhar nos braços e  me jogar em cima de uma cama... e outra: vai tomar um banho antes que eu desmaie, de vez em quando é bom abraçar uma pele  limpinha, e beijar uma boca escovada.
_____________________

Este mês, como se sabe, comemorou-se,  oficialmente, DIA da mentira... MAIS UM! rsrrs
Mas já pensou se existisse, igualmente, o dia da VERDADE???
  • Como seria chegar no trabalho e dizer ao chefe que hoje não estava afim de ver a cara dele?
  • Como seria dizer ao seu paquera que "vamos deixar de papo, e partir logo pros finalmente?"
  • Como seria dizer pra um convidado que você não gostou do presente de aniversário  recebido?
Olhando por essa perspectiva: somos todos mentirosos!
A verdade é que por mais que nos achemos verdadeiros ou nos esforcemos pra ser sinceros, não aguentamos a VERDADE nua e crua dita a toda hora e a todo instante. Pareço generalizar, mas quando nos encontramos numa saia justa costurada por nós mesmos, a situação tende a nos esclarecer... por exemplo:
  • Você está com uma pessoa amada, e de repente ela troca seu nome pelo nome  de outra pessoa... como você se sentiria?
  •  SE  logo após uma noite tórrida  de "amor",  como você se sentiria  ao perguntar ao seu parceiro(a):  "foi bom pra você?"... e a resposta fosse: " foi PÉSSIMO!"?
  • Após meses de atraso, como vc se sentiria se o seu amigo(a) não lhe devolvesse o dinheiro emprestado no dia em que vocês combinaram?
  • Como você acordaria no meio da noite, se tivesse sonhando tendo relações com alguém do mesmo sexo? 
  • O vídeo a seguir traz um desses exemplos:

 Como seria a realidade se tivéssemos que encarar aquilo que NÃO queremos?...Talvez existisse mais dias da mentira.

  1. Como seria saber que o nome trocado na hora "H", era de fato o nome de alguém com quem seu parceiro(a) gostaria de estar naquele momento?
  2. Como seria saber que o amigo a quem se emprestou o dinheiro, na verdade nunca teve a intenção de devolver o empréstimo?
  3. Como seria saber que todo sonho é a representação de DESEJOS inconscientes?

Por mais dolorosa que sejam estas verdades, nem todo mundo que a busca, está preparado, ou tem estrutura para recebe-la...muitos entram em depressão, outros "surtam" e muitos outros chegam a tirar a própria vida.

Na impossibilidade de encarar a verdade dura e crua, cria-se  realidades virtuais, para não se lidar com aquela  que  nos seja insuportável. Além dos exemplos citados acima,  também seria um bom exemplo citar como acréscimo: as realidades das redes sociais, onde nelas, todos são maravilhosos e tem suas vidas expostas sempre do melhor ângulo. Sabe Deus, o que aquelas pessoas sentem por dentro para se exporem tanto, e a tal ponto.

 Sigmund Freud, precursor da psicanálise, teorizou sobre um mecanismo de defesa chamado: NEGAÇÃO. Onde o sujeito se defende das "verdades" que não suporta, criando outra completamente diferente ou oposta àquela a que está inserido. Ou seja, o sujeito Nega a sua realidade. Assim, por exemplo, fica mais fácil  o sujeito olhar para o  próprio corpo (ou parte dele); fica mais fácil também andar nas ruas de um país de miséria e de pobreza em que se vive,  ou torna-se mais tolerável  estar numa situação de vida onde  o indivíduo tenha que se deparar com circunstâncias muito acima de seu alcance, seja ela de enfermidade, dificuldade financeira ou amorosa.
Mas, uma realidade negada, reaparece de alguma forma na vida ou no corpo deste sujeito em forma de sintoma... (tema para uma próxima postagem). Aquilo que se é negado pelo sujeito, é logo denunciado pelo seu próprio inconsciente... o "corpo fala" e o desmente. Seus atos, suas palavras, seus caminhos percorridos e decisões tomadas giram em torno daquilo que ele negou, não quis ver, ou apagou da memória (recalcou). O que não quer dizer que não exista.

Por mais que haja quem diga: "eu sou sincero"..."prefiro dizer na cara, pra que me digam na cara"... quando a "verdade" é dita: muitas vezes ela não é aceita. Isso acontece com quem descobre que foi traido(a)... Com quem descobre que está com seus dias contados por motivo de doença ou acidente... Ou quando a verdade sobre a morte de um ente querido, é sabido de forma repentina. Há aqueles, mesmo "os defensores da verdade" que não aceitam o fato... o fim da vida, ou o fim de um relacionamento. Ou seja, não aceitam a verdade que tanto fizeram questão de saber... Por conta disso, muitos relacionamentos duram anos e anos... mas não por causa de uma harmonia alcançada durante o matrimônio, como fruto da convivência. Mas por uma ilusão criada para negar aquilo que deixou de ser há muito tempo. Ou seja: Constatou-se que era  relacionamento de mentiras. Um relacionamento onde todo dia é dia 1º de abril.

Falando em relacionamento, meu caro leitor, como está seu relacionamento consigo mesmo?
Qual é a sua verdade?... independentemente de qual seja ela, gostaria de dizer que:
Há certas verdade que é só interessa a você... e a MAIOR MENTIRA é  aquela que contamos a nós mesmos.
Outra mentira é querermos achar que a nossa verdade interessa ao mundo inteiro. E mais, ainda queremos colocar a nossa verdade na cabeça do outro, como se o outro não fosse mais o outro, mas apenas "um-comigo".

  • Quantas vezes construímos castelos, sem acreditar que o mundo não é mais aquele conto de fadas infantil?
  • Quantas vezes nos cercamos em uma redoma de vidro, e achamos qua ainda são os outros que nos ilha?
  • Quantas vezes negamos os fatos e a vida?
  • Quantas vezes você tem negado a você mesmo? 
  • QUAL É A MENTIRA QUE VOCÊ TEM CONTADO A VOCÊ MESMO ULTIMAMENTE?
 _______________
 texto de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário