quinta-feira, 18 de abril de 2013

Você é PARTICULAR

No seu ponto de vista, como está o mundo hoje?
Consegue lembrar quais foram as últimas notícias que mais lhe causou espanto ou perplexidade?

  • O que fazer?
  • Para onde apelar? 
  • Como proceder?
Algumas perguntas como essas  tem enchido os bolsos das grandes fábricas de:
  • Drogas (lícitas e ilícitas),   
  • livrossss de auto-ajuda, 
  • e grandes produtores de filmes apocalípticos. 
Todos com um ponto de vista em comum:
--A possível solução para os problemas humanos!

Você, meu caro leitor, saberia dizer quais são os maiores problemas enfrentados na humanidade? (Opine aí, nos comentários abaixo do texto).
Enquanto isso, gostaria de mostrar, uma citação que muito chamou a minha atenção no que diz respeito a esta "solução" mágica:

Na seguinte frase:
"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela"


Podemos destacar as palavras:
  • IMAGINE
  • ACREDITE (crença)

Poderíamos ir a fundo em cada uma destas palavras grifadas... mas...
Basta apenas lembrar  que  a mais "simples" das soluções não é capaz de compreender  a todas as pessoas. Nesse sentido, devemos  atentar que  nem todas  as pessoas tem a mesma condição de criar, imaginar ou crer no que quer que seja. 
Basta lembrar que nem todo mundo tem criatividade ou o mesmo poder de criação. 
Basta lembrar que poucos criam e muitos copiam. 
Basta lembrar que há os que tem a imaginação fértil, e há também  os que tem uma enorme dificuldade para "dar asas" a imaginação.
Dizer aos 4 cantos:
--"É 'só' imaginar..." é também desconsiderar que  cada ser humano tem suas particularidades:
  • Habilidades  em algumas áreas 
  • e Dificuldades em outras
Cada ser humano deve ser visto e  tratado como ÚNICO, em suas singularidades.... Respeitando suas diferenças. Este é o ponto de partida para se pensar qualquer solução para a humanidade.(ANDERSON GOMES)
      Por mais paradoxo que pareça, vale à pena visualizar o SER HUMANO como ser único, e não HUMANIDADE como coletivo. Deste modo, poderemos ir mais adiante, apontando que:
-Quando se valoriza  o particular de cada UM, o  seu coletivo  (humanidade) só tem a ganhar.  Nessa perspectiva, enfatizo que o ser humano não é máquina. Automóveis, por exemplo, podem ser produzidos em massa, em grandes quantidades, num mesmo padrão, modelo e velocidade. Cada ser humano que nasce não vem padronizado. Não tem o mesmo ritmo de aprendizagem, não tem o mesmo nível de percepção, nem a mesma condição de imaginar ou acreditar em alguma coisa.
 NÃO basta apenas sugerir ao mais criativo sujeito que ele "imagine", "acredite"... Pois o SER HUMANO   seja ele coletivo e/ou  singular ―está para-além de sua imaginação... e para-além de suas idealizações...

Concluindo:
  1. Como pedir para uma pessoa  IMAGINAR e ACREDITAR em sua imaginação sem saber o que se passa na sua "cabeça"?
  2. E como um autor poderia pedir para milhões que nunca  viu na vida,  que não sabe como as mesmas  se comportam  em seu dia a dia  ―praticar a "terapia" do   IMAGINAR e ACREDITAR?
  3. Como dar uma sugestão de massa como esta, sem considerar o que  a imaginação  alheia pode implicar em termos de  segurança pública?

Um exemplo disso são aqueles que comentem os mais diversos crimes  imaginando e acreditando que é o melhor a fazer.... Como se não bastasse, ainda imaginam e crêem que também é o melhor para o outro.

Que esta mensagem venha alertar a você  leitor  que
―sua particularidade deve ser tratada de maneira ética e responsável. Não saia por aí lendo ou assistindo qualquer coisa que soe como "receitas mágicas" para sua vida. Não saia imaginando por aí. Pelo contrário, cuide do seu imaginário.
Caso haja  algum problema que esteja  enfrentando, lembre-se:
não basta apenas "imaginar que está tudo bem"...
Leve-se a sério.
Cuide-se...
Invista em SI mesmo....
E se precisar:
Procure um psicólogo. Procurar um psicólogo é também investir em si mesmo! Aliás, procurar um psicólogo é o mais bem pago investimento que farás na sua vida!

Um comentário:

  1. Sempre trazendo excelentes reflexões!
    Mais uma vez Parabéns amigo! Abraços

    ResponderExcluir