sábado, 7 de julho de 2012

No picadeiro da vida

        Muitas pessoas tem se valido da internet para se tornarem aquilo que não são, ou nunca foram. Buscam nesse sentido, mais um sentido no existir.
Se vivem tristes ou vazias ―se fazem vítimas de suas próprias armadilhas. Suas postagens apenas realçam o lado obscuro da  sua dura realidade escondida ―por traz da tela do computador.
      Quanto material não se encontra na  internet dignas de uma EXPOSIÇÃO psiquiátrica? Quantos risos, e piadas não se conta e não se faz  em cima de vídeos e imagens na intenção de ser célebre ou popular?
Falando nisso, os programas de TV já tem até quagros específicos sobre as ditas celebridades estantâneas. Quase todo mundo hoje em dia quer ser popular, famoso e/ou reconhecido (embora ser famoso não seja a mesma coisa de ser reconhecido).
         Mas o RECONHECIMENTO  é tudo que se quer  na vida?
Reconhecimento em termos de quê? Muitos gostariam de serem reconhecidos nas ruas como fenômenos, populares, engraçados, e brilhantes. O decalque perfeito de  um personagem como o do palhaço que, só pode mostrar o que convém  à sua maquiagem sempre sorridente. Mas estar sorridente e estar  alegre é a mesma coisa?

        Um palhaço vive para o riso. Quer ser reconhecido por ele. É a força que o move! É o sentido da sua existência. E enquanto houver possibilidade de um  sorriso ―haverá o motivo de ser palhaço. O que não quer dizer que todo palhaço esteja  alegre por dentro. Mas precisa estar sempre alegre para ser palhaço. (Precisa?)
Existem muitos palhaços tristes mundo à fora.
Existem muitos palhaços tristes  na internet.
Existem muitos palhaços tristes postando suas palhaçadas nas redes sociais.
Palhaços que não estão tristes no momento, mas que são tristes. Há diferença. Mas o desenho do seu sorriso convém para a alegria de muitos ―menos a própria.

SER e ESTAR
         Dois verbos que fazem parte da vida daqueles que se travestem dia-dia de palhaço nos picadeiros da vida. A alegria é um estado de espírito...não dá pra fingir. Mas o sorriso pode ser desenhado, e pintado de um canto da orelha á outra. Ou seja, pode-se fingir está alegre. Mas  ser alegre diz respeito ao psiquismo do sujeito, que mesmo não podendo está alegre permanentemente, este estado de alegria predomina sobre as tristezas da vida. Afinal,  o  ser humano, é um ser que  sente: alegrias e tristezas, amores e dores, esperanças e desesperos. A diferença está em como cada um de nós,  lidamos com nossas emoções. O palhaço do circo, em seu picadeiro, é um ser, que embora aparente está alegre no exercício de sua profissão ―nem sempre está... Mas ele está sempre sorrindo, o que é muito diferente. Seu sorriso largo de uma ponta a outra, é pintado. Nunca se desmancha. Mas fora do palco ele se desfaz.

E você meu caro amigo? Você sorri ou desenha um sorriso?
Por traz da cortina da sua vida, no íntimo do seu coração, quando chega em casa  você volta a sentir TODOS os outros sentimentos que  deixa de lado quando se traveste.

          Ou... é como aqueles palhaços que em seu dia-dia fazem de tudo para também serem reconhecidos como o mais alegre, o mais "azuado", o mais "resenheiro", o mais amado, o mais compreensivo, o mais bonzinho, o mais prestativo e o mais aloprado.

         O corre-corre do MAIS, nunca pára... o tempo não pára, e para onde se vai com tanta pressa?
RESPOSTA: para o mesmo lugar onde chegam todos mais cedo ou mais tarde ―pra debaixo da terra.

         E nesse reconhecimento de SER para o Outro, sabe-se cada vez menos de SI mesmo. 
DES-conhece-se... 
...E teme-se cada vez  mais o desconhecido. E o detalhe é que cresce cada vez MAIS o número de desconhecidos  [com RG] no mundo. DES-conhecidos para SI mesmos. Paradoxalmente a isso, casais ainda reclamam  que "não sabia que o seu companheiro era assim ou assado".Quando eles mesmos mal se conhecem a SI próprios, individualmente. E por mais que se enveredem na busca do autoconhecimento numa PSICOTERAPIA ―nunca se chegará ao fim― enquanto vivos.
O SER humano é uma eterna caixinha de supresas... supreendem-se... e que bom que seja assim!...pois as eternas descobertas oferecem a vida inúmeras possibilidades de sentido.

  •        Qual o sentido que você está dando a sua vida?
  • A sua vida tem sido feita de "palhaçadas" para ser ―o mais engraçado?
  • Sua vida tem sido feita de "favores" para ser ―o mais prestativo?
  • Sua vida tem sido feita de mentiras para se sentir ―aceito?
  • Sua vida tem sido apagada para não destoar dos demais?
  • Sua vida tem sido insípida e inodora para você não se tornar incômodo?
  • Ou você tem anulado a sua vida em prol do reconhecimento do Outro?

Como você quer ser conhecido?
Que imagem você está vendendo?

        A vida precisa ser bem mais que o MAIS dos outros. Ela precisa significar MAIS para você mesmo. E este significado não está no reconhecimento alheio, mas no próprio AUTOconhecimento. Mesmo quando este conhecimento implique em suas próprias perdas e dores. Mesmo que este autoconhecimento tenha a ver com TODOS os outros sentimentos que você deixa de lado quando interpreta o seu personagem  social na rua, no trabalho, na faculdade ou até mesmo nas redes sociais.

      A vida não é um ensaio, e ela exige  muito MAIS que um personagem ou uma interpretação...exige apenas que seja vivida naturalmente. [Anderson Gomes]
 texto de:


Nenhum comentário:

Postar um comentário