sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cegueira Sexual

No mundo atual, altamente informatizado, a falta de informação é paradoxalmente alarmante e crescente... se modernizando abismo a baixo.

Ao mesmo tempo em que se prima por um mundo mais pacífico e mais civilizado, a civilidade entre os ditos _homens civis_a SI mesmo se ameaça.

Se pararmos um pouco agora, para tomar um dicionário e sublinhar o significado da palavra CIVIL e seus derivados, perceberemos o quão aquém estamos do conceito ali traçado pelo próprio homo sapiens.

A educação tão precária em nosso país, é, igualmente uma alavanca, e um fator essencial  para políticos permanecerem no poder... fazendo a manutenção daquilo que não fazem. Ou seja, quanto maior o número de (semi)analfabetos no Brasil, maior a longevidade dos mandatos políticos ―daqueles que legislam e daqueles que se beneficiam com as leis que criam em favor do próprio umbingo.

Um palmo abaixo do umbigo encontramos o triângulo das bermudas... um ponto mudo no mundo, do qual, profundamente, quase nada se sabe, quase nada se ouve ou se vê a respeito. Aqueles que tentaram atravessa-lo, foram absorvidos pela lei da "gravidade", e grave foi a pena...A travessia foi interditada, ou negada. A negação¹, grosso modo, é um mecanismo de defeza do psiquismo humano que tem a finalidade  inconsciente¹ de proteger a consciência do sujeito daquilo que ele não quer ver, ou se dar conta.

Abaixo do umbigo, o triângulo é proibido. Desenhá-lo, só nas paredes dos banheiros, nos muros ou nas ruas do silêncio. Atravessar esse silêncio é, por incrível que se pareça ―brincar com a morte. Ou seja, sexualidade continua sendo um TABU que se alastra com a  mesma velocidade da informação na internet.

Ao mesmo tempo em que se fala em globalização, globalizamos nesse pacote ―a IGnorância. Ponto de IGnição para todos os outros  problemas sociais.
Nesse raciocínio, cito uma notícia que li ontem no site da UOL, em que dizia:

Homossexualidade é ilegal em 78 países e punida com pena de morte em 5

Sobre isso, destaco o seguinte trecho:

Irã, Arábia Saudita, Iêmen, Mauritânia e Sudão penalizam a homossexualidade com pena de morte, o que ocorre também em algumas regiões do norte da Nigéria e do sul da Somália. A Europa é a região onde os direitos dos homossexuais são mais atendidos, na América Latina o maior problema é a violência --pois a maioria de países não conta com legislação que proíba a homofobia--, enquanto metade dos países da Ásia ainda criminaliza a homossexualidade. Nos Estados Unidos, onde os ativistas consideraram um grande avanço o recente pronunciamento do presidente Barack Obama em favor de casamento homossexual, foram convocados atos de protesto. A África do Sul é a exceção africana no reconhecimento dos direitos da comunidade gay, em um continente onde a homossexualidade é proibida em cerca de 30 países e punida com a prisão em muitos deles. A Constituição sul-africana de 1996 é uma das mais avançadas da África e reconhece o direito de união de casais do mesmo sexo.(SITE:UOL)

E no Brasil? A primeira presidente mulher, por ironia do destino, cruzou o triângulo do preconceito de gênero, e sobreviveu ao massacre dos comentários machista da oposição, durante as eleições em que disputou. Apesar disso, a comunidade gay, cobra da presidente Dilma Roussef, uma posição em favor dos discriminados, vítimas de todo tipo de violência. "Enquanto isso na sala de justiça", a presidente tenta soletrar a sigla LGBT.

E enquanto o Brasil caminha "pisando em ovos" ,  a Argentina já ratificou o projeto de lei que autoriza o casamento civil entre homossexuais, tornando-se assim o primeiro país da América Latina a legalizar o casamento gay. Agora, o projeto de lei está dependendo apenas da sanção da presidente Cristina Kirchner para de fato virar lei, mas a mesma já anunciou que irá sancionar a medida. Como era de se esperar, houve resistências:
Manifestações realizadas pela igreja católica e grupos evangélicos se reuniram no Senado Argentino para manifestarem seu protesto contra a aprovação do casamento gay no país. Eles levaram balões, faixas que diziam: “As crianças têm direito a uma mãe e um pai”. Nas missas, os padres distribuíram textos que defendiam “o bem inalterável do casamento e da família”.

A igreja, e especialmente a Católica é mesmo interessante... ao mesmo tempo em que condena, guarda em seus porões um extenso histórico de morte e hipocrisia. Histórico este que vai desde a chamada "santa" inquisição, aos escândalos cada vez mais frequentes e atuais relacionados a sexualidade que tanto nega  (e denega) em SI mesma (e nos seus milhões  e milhões de subordinados).

É como anda o nosso mundo ultra pós-moderno... mundo livre, democrático e cego... e a sua cegueira vai além do campo ótico e fisiológico, se estendendo a um turpor moral e cívico, onde é preferível, por exemplo, na maioria das regiões brasileiras (segundo pesquisas) alguém optar por um filho ladrão, que viado. É, em nome dessa "opção", que muitos se enveredam pela criminalidade, atendendo assim, a uma demanda familiar que corrói o próprio núcleo familiar. Não seria demais acrescentar que :
FAMÍLIA...  a base de tudo... inclusive, de toda criminalidade.(Anderson Gomes)
É em casa onde a criança aprende as primeiras noções de mundo. As primeiras palavras de afetividade ou ostensividade. Os primeiros conceitos e preconceitos sobre si mesma, e sobre os que a cercam.
É em casa onde também, se ouve as primeiras ameaças.
"tire a mão daí menino, se não vou cortar o seu pinto" (ou mão, no caso das meninas).
É inserida num universo simbólico de expressões, que a criança volta a sua "a-tenção" àquilo que se espera dela... àquilo que lhe é cobrada. E é em cima dessas cobranças (narcísicas) que o sujeito se desenvolve em seu psiquismo. Cobranças narcísica porque não é só cobrança dos pais [ou responsáveis] mas, cobrança que passa a ser também da criança, uma vez que esta, em seu narcisismo infantil, não quer decepcionar os pais... mas completá-los. Assim, o desejo dos pais, é também o desejo desta criança, que captou a mensagem a ela enviada por seus cuidadores.
"o sujeito só toma consistência a partir de sua entrada no mundo da linguagem" (BRANCO, 1955, grifo nosso)

Na intenção de atender a todas as demandas que lhe é imputada, a criança cresce mergulhada (mesmo sem perceber) no desejo alheio. No desejo do Outro, como diria Lacan(1992). "Pois o desejo, em sua raíz e sua essência, é o desejo do Outro".

Muitas vezes, para o sujeito, é preferível ser um infrator, do que não ser ninguém; prefere ser um bandido, do que não ser ninguém para a Lei... ou seja, para a Lei o bandido é alguém, mesmo que seja um fora-da-Lei. Esta é a lei para os sem Lei. Pois obedece-se (muitas vezes) a única lei que lhe foi imposta desde cedo:
"É melhor ter um filho bandido, que um filho gay"
Todo tipo de negatividade é  ainda associdada a homossexualidade, no entanto, não se ouve falar de bandidos gays. Se ser gay   é considerado crime em muitos países (como os já citados anteriormente) então, nessa lógica, os maiores criminosos que aterrorizam o mundo ―são gays. Será que achariam isso um absurdo??? Talvez sim, pois, ninguém supõe que aqueles que estão presos, mesmo em segurança máxima, também sejam homossexuais. Aliás, não se faz comentário a respeito. Talvez, estejamos diante de outra lei: A lei do silêncio... e por quê será?
  •  Será que pra ser bandido tem que ser macho?  (será que o bandido está submetido a esta lei?...a lei do macho?)
  • Será que o hetero está imune a associações negativas?
  • Então, por que os padrões globais da sexualidade humana se opõem tanto a homossexualidade?
  •  Por que desde muito cedo (ainda hoje) em muitos interiores do país, o pai leva  seu filho  para perder a virgindade com uma mulher bem mais velha?
  • Qual o medo desses pais, que mesmo contra a vontade dos filhos, os empurra forçosamente (em muitos casos) a uma descoberta sexual não-espontânea?
  • Que expectativas são atribuídas  aos filhos,  desde muito novos?
O mundo está em plena ebulição de saberes, onde nada se  quer saber sobre sexualidade humana, a não ser, aquilo que já supostamente se sabe. Termino este texto inserindo um pouco das  palavras que comecei:

No mundo atual, altamente informatizado, a falta de informação é paradoxalmente alarmante e, crescente...  modernizando sua IGnorância abismo a baixo.

Mais do que nunca, HOJE, Cabe-nos um Outro Olhar sobre o mundo, e especialmente sobre nós mesmos. Muito se pergunta sobre que mundo estamos deixando para os nossos filhos... Mas pouco se questiona sobre que tipo de FILHOS estamos deixando para este mundo.

Cabe ainda salientar, que:
 Uma coisa é querer bem a nossas crianças... Outra coisa é querer moldá-las segundo a nossa imagem e semelhança. (Anderson Gomes)
texto de:

___________

REFERÊNCIAS:

BRANCO, G.C. O olhar e o amor: a ontologia de Jacques Lacan. Paulo de Frontin, RJ: Nau Ed., 1995.

LACAN, J. (1960-1961) O Seminário, Livro 8: A transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1992.

Homossexualidade é ilegal em 78 países e punida com pena de morte em 5. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2012/05/17/discriminacao-e-violencia-contra-homossexuais-persiste-no-mundo.htm>. Acesso em 18 Maio. 2012.

¹ as palavras enumeradas  do texto estão correlacionadas no mesmo sentido de seu significado. 

2 comentários:

  1. Acompanho os posts do Anderson à mais de dois anos, e posso dizer com propriedade que conheço o estilo de escrita dele, principalmente por que seu referencial teórico é a Psicanálise, tenho afinidade com seus escritos e busco inspiração no seu modo "soco no estômago" de escrever. Não poderia ser diferente que alguns comentários aqui postos expressam um tanto quanto de indignação, um tipo de "revolta burguesa".

    A liberdade de expressão não se restringe a falar o que quiser, mas também, de saber o que vai dizer, tomando cuidado para não falar merda.

    Breno Cavalcante.

    ResponderExcluir